A francesa De Sangosse apresenta ao mercado nacional o Pertinan, que possui efeito direto sobre processos morfogênicos e fisiológicos com foco em alavancar o potencial produtivo de grãos
A multinacional francesa De Sangosse anuncia o lançamento no Brasil do PERTINAN® , um regulador de crescimento vegetal formulado com benziladenina, uma citocinina reconhecida por seu efeito direto sobre processos morfogênicos e fisiológicos em plantas. A tecnologia expande o portfólio da companhia no manejo físico hormonal de cultivos, oferecendo uma ferramenta adicional para modulação da arquitetura foliar, visando ampliar a capacidade produtiva de grãos, com destaque para a soja.
Segundo Flávio Matarazzo, engenheiro agrônomo e Diretor de Desenvolvimento da empresa no País, o produto foi formulado para atuar nos estádios iniciais do crescimento vegetativo, fase em que a planta define seu potencial produtivo. “O Pertinan estimula a formação de ramos laterais, incrementa o número de nós e favorece o estabelecimento de futuras inserções de vagens. Ele estimula a divisão celular, regula o desenvolvimento de brotos, melhora a formação de vagens, reduz abortamento de flores e de vagens, contribui para uma maior mobilização de nutrientes e retarda a senescência foliar. Estes efeitos resultam em uma planta fisiologicamente mais eficiente e com maior aproveitamento do potencial genético das plantas”, explica.
O ingrediente ativo do Pertinan também possui registro, base técnica e resultados comprovados oficialmente para aplicações em outras culturas como o feijão, algodão e maçã. “Cada variedade de soja responde de maneira distinta às condições edafoclimáticas. O Pertinan auxilia justamente na modulação fisiológica dessas respostas, especialmente em ambientes ou materiais genéticos que apresentam limitações de ramificação ou desenvolvimento equilibrado”, afirma Matarazzo.
Consolidação no campo
O uso de reguladores de crescimento de plantas tem crescido no Brasil, impulsionado por maior disponibilidade de produtos, dados técnico-científicos e pela evolução dinâmica do conhecimento sobre fisiologia vegetal. “Há um avanço significativo na compreensão dos mecanismos fisiológicos da planta entre consultores, pesquisadores e produtores. À medida que os resultados se tornam consistentes, os reguladores passam a integrar rotineiramente os programas de manejo. Trata-se de uma tendência estrutural, não circunstancial”, destaca o diretor.
O mercado brasileiro ainda dispõe de poucas formulações registradas com benziladenina voltadas para soja, o que reforça o caráter estratégico do Pertinan nesta e nas próximas safras. “O ingrediente ativo tem apenas duas formulações relevantes no mercado. O diferencial da De Sangosse está no portfólio complementar. Produtos como o Maxport, um regulador trihormonal, podem ser manejados de forma conjunta no ciclo, oferecendo efeitos sinérgicos que não estão disponíveis nos portfolios de empresas concorrentes”, comenta Matarazzo.
Lançamento estratégico
O novo produto é indicado para uso nos estágios iniciais da soja, e isso, conforme indica, Marco Lopes, Diretor Geral da De Sangosse Brasil, é para que o produtor consiga o melhor resultado. Segundo ele, isso dá a condição de um acompanhamento estratégico do cultivo. “Isso nos diferencia no mercado, porque nós passamos de um fornecedor de um único produto regulador de crescimento a uma empresa de soluções em reguladores de crescimento. Temos outros produtos já em teste também nessa linha que vão complementar esse portfólio, futuramente”, cita.
O lançamento de novas soluções é importante principalmente pelo fato de o Brasil possuir muita diversidade, regiões distintas, com climas diferentes, com inúmeras variedades sendo cultivadas por aqui, não apenas falando de soja e milho, mas como destaca o executivo, existem outros tantos cultivos no País. “Então, nós precisaremos, ao longo desses próximos anos também, auxiliar os agricultores nesse desenvolvimento. O que vai melhor em cada região? O que vai melhor em cada variedade? Qual o momento ideal, a dose ideal de entrada e, tendo mais de uma opção, isso facilita muito o nosso trabalho e, consequentemente, do usuário final”, complementa Lopes.
Benefícios fisiológicos e produtivos
Quando aplicado nos estádios iniciais vegetativos, o Pertinan desencadeia uma série de respostas fisiológicas positivas já mencionadas, propiciando maior bioativação dos metabolismos relacionados ao desenvolvimento reprodutivo e produção de grãos.
Esses efeitos, associados, aumentam a capacidade da planta de sustentar níveis superiores de produção e conferem melhor estrutura para enfrentar condições adversas. “Embora o objetivo do produto não seja o controle de pragas e doenças, plantas mais equilibradas e com arquitetura mais robusta naturalmente apresentam maior capacidade de tolerância e resiliência”, detalha Matarazzo.
Com esse lançamento, a De Sangosse reforça sua estratégia de ampliar a oferta de soluções fisiológicas avançadas para o produtor brasileiro. “O Pertinan agrega inovação ao portfólio e consolida a De Sangosse como uma empresa com ferramentas integradas e consistentes para manejo fisiológico da soja. Nosso objetivo é fornecer soluções que maximizem o potencial produtivo, considerando genética, ambiente e manejo”, finaliza.